Conselhos para viajar a Pequim
Embora alguns desses conselhos sejam muito básicos, eles servirão para visitar qualquer cidade da China e de grande parte da Ásia.
Leve os nomes escritos
Quase todos os chineses não falam inglês, não entendem nosso sotaque nem leem as letras do nosso alfabeto, por isso, tanto para pedir ajuda na rua quanto para pegar os táxis, o melhor é levar os nomes escritos em chinês ou ter um mapa para apontar o destino.
Não esqueça de pegar um cartão do hotel assim que chegar.
Cuidado ao atravessar as ruas
As faixas de pedestres não significam nada e os semáforos muitas vezes tampouco, por isso olhe bem antes de atravessar e vá com precaução. Atravesse quando as pessoas também atravessarem.
Beba só água de garrafa
A qualidade da água de Pequim é muito ruim e as pessoas locais bebem água de garrafa ou tratada previamente. Se nos restaurantes te oferecem água, não precisa desconfiar.
Pechinchar sempre
Embora pechinchar seja algo quase obrigatório nos mercados mais turísticos, como o Mercado da Seda ou o Mercado das Pérolas, pechinchar é comum em toda Pequim. Se inicialmente te oferecem uma camiseta de imitação por 350 iuanes, não pague mais de 30 ou 40. Eles vão te pedir um absurdo por qualquer produto e te chamarão de louco ao querer baixar o preço, mas no final acabam concordando.
Leve sempre dinheiro em espécie
A maioria dos lugares não aceita cartões e aqueles que aceitam muitas vezes o cartão não funciona, por isso levar dinheiro é imprescindível.
Também recomendamos levar pelos menos dois cartões de crédito, para o caso de ter problemas com um deles. O limite pode acabar, o chip pode deixar de funcionar, um caixa eletrônico pode prendê-lo. Nunca se sabe!
Leve medicamentos
Não esqueça de colocar alguns medicamentos na mala. Remédios para o estômago, intestino e dor de cabeça são imprescindíveis. Band-aid também é importante.
Você é estudante? Leve sua carteirinha
Na grande maioria das visitas turísticas da China, os estudantes têm preços especiais, inclusive em muitos lugares o desconto é de 50%. Para poder aproveitar os descontos, não esqueça de levar sua carteirinha.
Datas a evitar
Para não encontrar a cidade cheia de gente e os preços mais altos do que o normal, é imprescindível evitar tanto o Ano Novo Chinês como os dias entre 1º e 7 de outubro.