Onde comer em Pequim
A gastronomia chinesa é muito rica e variada e possui uma antiga tradição culinária que se vê com frequência representada no mundo todo.
Os pratos chineses, saborosos e muito temperados, costumam misturar os sabores mais doces com os ácidos, amargos, salgados e picantes.
O componente básico das comidas é o arroz, que costuma ser servido acompanhado de todo tipo de verduras, carnes e peixes, dos quais se aproveita praticamente tudo. Os longos períodos de fome que assolaram o país ao longo da história fizeram com que todas as partes do animal (cartilagem, entranhas, cabeças) fossem aptas para preparar os condimentados pratos.
Pratos típicos chineses
Entre os pratos chineses mais típicos vale a pena destacar os seguintes:
- Pato pequinês: O prato mais conhecido da cozinha pequinesa consiste em um pato marinado e assado servido em fatias e é consumido no interior de um crepe, junto com algumas verduras.
- Dim sum: Empanadas ao vapor elaboradas a partir de diferentes ingredientes. É um prato mais típico do sul da China. Em alguns restaurantes são chamados dumplings.
- Hot pot: Conjunto de alimentos que são cozidos em um caldo quente que fica no centro da mesa. Esta espécie de “foundue chinesa” oferece a vantagem de que se pode ver os alimentos antes de prepará-los e misturá-los com os molhos.
- Frango Kung Pao: Frango salteado com vegetais e amendoins.
- Sopa agripicante: Sopa feita a base de carne, brotes de bambu, pimenta, tofu e sangue de porco.
Insetos, larvas e outro “manjares”
Se você quiser provar a parte mais estranha da gastronomia pequinesa, o lugar indicado é o Mercado Noturno de Wangfujing. Aberto das 18:00 às 23:00 horas, aqui você poderá provar escorpiões, aranhas, centopeias, cavalos do mar e outras delícias.
Curiosamente, esses “pratos” só são encontrados neste mercado e são uma das suas principais atrações turísticas. A verdade é que poucos restaurantes da cidade têm esses produtos e não são pratos comuns entre a população local.
Bebidas
Além da água e dos típicos refrigerantes, na China há diversos tipos de chá, licores, cervejas e vinhos de elaboração local. Esses últimos ainda não são muito populares, mas cada vez são mais os restaurantes que os incluem em suas cartas.
O chá chinês
O chá é uma bebida originária da China e no país encontramos a maior parte das variedades existentes. Usado como bebida medicinal para promover a saúde do corpo e da mente durante mais de cinco milênios, na antiga China o chá era muito caro e só era acessível para a alta sociedade. Atualmente, praticamente todos os chineses o consumem com assiduidade e costumam levar uma garrafa térmica para todos os lados.
Costumes chineses
Nos almoços chineses, cada um dos comensais tem sua própria tigela de arroz e o resto dos pratos são colocados no centro para serem divididos entre todos.
Não é nenhum segredo que os chineses utilizam palitos para comer qualquer tipo de alimento sólido. É por isso que a maioria dos pratos é servido com alimentos cortados em pequenos pedaços, embora não seja raro encontrar alguém despedaçando o peixe ou um frango inteiro com seus palitos.
Para as sopas, são usadas colheres tradicionais que têm o fundo plano. Se você tiver dificuldade para comer com palitos, sempre pode pedir um garfo, mas uma faca é algo impensável, já que a cultura chinesa considera que não devem ser colocadas “armas” na mesa.
Horários
Em Pequim você vai encontrar redes de fast food e restaurantes abertos as 24 horas dia, por isso não se preocupe que você não vai passar fome. No entanto, há vários restaurantes tradicionais que fecham a cozinha às 21:00 horas.
Zonas
Embora em qualquer ponto da cidade seja possível encontrar restaurantes, não é tão fácil como encontrar um KFC ou Mc Donalds, já que eles estão espalhados por toda a cidade a escassa distância uns dos outros.
Algumas das zonas mais recomendadas para comer são os arredores do Mercado noturno de Wangfujing ou então a rua Dongzhimen Inner Street, onde você pode encontrar dezenas de restaurantes agradáveis e bastante limpos.